Mostrando 10 resultados

Registro de autoridade
Ministro Rio de Janeiro, RJ

Cyro de Freitas Valle

Ciro de Freitas Vale (São Paulo, 16 de agosto de 1896 - Rio de Janeiro, 7 de novembro de 1969) foi um advogado e diplomata brasileiro.

Carlos Maximiliano Pereira dos Santos

Carlos Maximiliano Pereira dos Santos (São Jerônimo, 24 de abril de 1873 — Rio de Janeiro, 2 de janeiro de 1960) foi um político, jurista e magistrado brasileiro. Entre outros cargos, foi deputado federal, ministro da Justiça, procurador-geral da República e ministro do Supremo Tribunal Federal.

Cândido Motta Filho

Cândido Mota Filho (São Paulo, 16 de setembro de 1897 - Rio de Janeiro, 4 de fevereiro de 1977) foi um advogado, professor, magistrado, jornalista, escritor, ensaísta e político brasileiro.

Antônio Joaquim Pires de Carvalho e Albuquerque

  • Pessoa

Antônio Joaquim Pires de Carvalho e Albuquerque (Santo Amaro, 8 de setembro de 1865 – 4 de setembro de 1954) foi um magistrado brasileiro, exercendo atividades notórias no governo.

Antônio Gonçalves Ferreira

  • Pessoa

Antônio Gonçalves Ferreira (Recife, 26 de setembro de 1846 — Rio de Janeiro, 11 de agosto de 1931) foi um professor, advogado e político brasileiro.

Annibal Freire da Fonseca

  • Pessoa

Aníbal Freire da Fonseca (Lagarto, 7 de julho de 1884 — Rio de Janeiro, 22 de outubro de 1970) foi um advogado, jornalista, magistrado, professor e político brasileiro, membro da Academia Brasileira de Letras.

Alfredo Eugênio de Almeida Maia

  • Pessoa

Alfredo Eugênio de Almeida Maia (Cabo Frio, 12 de outubro de 1856 — Montreux, 19 de março de 1915) foi um engenheiro civil e político brasileiro.

Agenor Lafayette de Roure

  • Pessoa

O ministro Agenor Lafayette de Roure nasceu no dia 28 de fevereiro de 1869, na cidade de Nova Friburgo, no interior do Rio de Janeiro, a 136 quilômetros da capital. Seus pais foram Ernesto de Roure e Angelina de Roure, ambos suíços. Em sua carreira profissional dedicou-se ao jornalismo e teve uma participação ativa dentro da política. Também foi autor de obras que tratavam de diversos temas, inclusive historiográficos e contábeis.

Afonso Augusto Moreira Pena

  • Pessoa

Afonso Augusto Moreira Pena (Santa Bárbara,[nota 2] 30 de novembro de 1847 — Rio de Janeiro, 14 de junho de 1909) foi um advogado e político brasileiro. Foi o sexto presidente da República, de 1906 até sua morte. Iniciou sua carreira política durante o Império, exercendo vários cargos, incluindo de presidente de Minas Gerais, legislador, presidente do Banco da República e ministro de Estado.

Affonso Penna Júnior

  • Pessoa

Afonso Augusto Moreira Pena Júnior, filho do ex-presidente da República Afonso Moreira Pena, conselheiro do Império, e de D. Maria Guilhermina de Oliveira Pena, fez os estudos primários em Ouro Preto, MG e cursou humanidades no famoso Colégio do Caraça. Dedicou-se ao magistério e à política militante. Foi professor de Direito Internacional Público e de Direito Civil na Faculdade de Direito de Belo Horizonte e secretário do Interior do Estado de Minas Gerais. Eleito deputado estadual em duas legislaturas (1902-1907 e 1908-1912), renunciou à cadeira para se entregar à memorável campanha civilista, combatendo a candidatura do Marechal Hermes da Fonseca, de quem se fizera adversário.