Conjunto ALA - Antônio Luiz Dias de Andrade

Cidade de Telc - na Antiga Morávia [Plano de São João Baptista] [Avenida Pensilvânia] Chapiteau de Saint-Sophie [Prédio] [Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim] [Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim] Ruínas igreja [Ruínas do Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo] [Ruínas do Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo]
Exibindo 1-10 de 1728 resultados Exibir tudo
Original Objeto digital not accessible

Área de identificação

Código de referência

BR SPCMU ALA

Título

Antônio Luiz Dias de Andrade

Data(s)

  • 1948-2014 (Produção)

Nível de descrição

Conjunto

Dimensão e suporte

Iconográfico
Textual
Realia

Área de contextualização

Nome do produtor

(1948-1997)

Biografia

Antônio Luiz Dias de Andrade, conhecido por Janjão, graduou-se em 1972 pela FAU-USP. Em 1974, cursou Especialização em Conservação de Monumentos e Conjuntos Históricos, oferecido por meio de parceria entre o Ministério da Educação e Cultura, o IPHAN, a FAU-USP e o CONDEPHAAT. Recebeu o título de mestre em 1984 com a dissertação "Técnicas Construtivas, Vale do Paraíba" e, em 1993, doutorou-se com a tese "Um estado completo que pode jamais ter existido", ambos pela FAU-USP. Foi professor do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU-USP desde 1976. Realizou inventários para o CONDEPHAAT e foi indicado por Carlos Lemos para coordenar pesquisas sobre as técnicas construtivas da região do Vale do Paraíba entre 1976 e 1977. Foi diretor regional do IPHAN em São Paulo (1978 à 1994); membro do Conselho Consultivo do CONDEPHAAT entre os anos de 1978 e 1994; membro do Icomos desde 1981 e do Conselho Superior do IAB. Foi autor de vários artigos e textos sobre a história da arquitetura nacional e a preservação dos bens culturais; assim como de pesquisas e levantamentos sobre a arquitetura tradicional brasileira, em particular a identificação e documentação de cerca de 250 fazendas antigas no estado de São Paulo, realizado para a Secretaria do Estado da Cultura, da qual foi Consultor Técnico.

Nome do produtor

Biografia

Natural de São José dos Campos, SP. Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (2007). É Mestre em História pela Unicamp, na área de Política, Memória e Cidade (2011) e Doutor em História pela mesma universidade, na área de História da Arte. Tem dedicado-se à preservação do patrimônio cultural brasileiro, realizando pesquisas sobre a história das técnicas, história da arquitetura e do urbanismo no Brasil.

Entidade custodiadora

História do arquivo

Documentação produzida e acumulada por Antônio Luís Dias de Andrade ao longo de sua vida pessoal, profissional e acadêmica. Foi doada por seu filho, Francisco de Carvalho Dias de Andrade, em duas remessas ao CMU, em jul. 2017 e nov. 2021

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doado por Francisco de Carvalho Dias de Andrade em jul 2017 e nov 2021.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O conjunto é formado por documentação relativa à vida pessoal e profissional do titular, em especial em sua atuação como docente na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e em cargos assumidos junto ao CONDEPHAAT e ao IPHAN. Encontram-se no conjunto ampliações fotográficas, diapositivos, negativos flexíveis, pareceres, correspondência, desenhos e plantas arquitetônicos, boletins, artigos, fichas de aulas, anotações, fichamentos, relatórios, certificados, atestados, diplomas, portarias, contratos, recortes de jornal, memorial de concurso, currículos, cadernetas, diários, agendas, estudos, programas de disciplinas, periódicos, cartões postais, lista de presença em funeral, carteiras de sócio de entidades, convites, passaporte, cartão de visita, carteira de habilitação, dispensa de serviço militar, homenagens, carteiras estudantis. Destacam-se os diapositivos produzidos por Andrade em viagens realizadas pelo Brasil, sobretudo pelo Nordeste, Goiás, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Vale do Paraíba, retratando parte do patrimônio cultural nacional, bem como de seu estado de preservação.

Avaliação, seleção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

O conjunto encontra-se organizado em três grupos:
1 - Subsídios Iconográficos
2 - Vida Profissional
3 - Vida Pessoal

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Alguns itens documentais encontram-se fechados para a pesquisa conforme dispositivos da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011.) e da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018)

Condiçoes de reprodução

Consultar as normas gerais de reprodução de documentos do CMU.

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de materiais associados

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

Regras ou convenções utilizadas

Estado atual

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Nota do arquivista

Pesquisa, arranjo e descrição realizada por Ligia Cruz Ruiz, Mariana Artusi, Julia Magri, Marileide Macedo da Silva, Gabrielle da Silva, Lhays da Silva e Pedro Ribeiro sob supervisão de João Paulo Berto entre 2018 e 2022.

Objeto digital (Mestre) área de direitos

Objeto digital (Referência) área de direitos

Objeto digital (Miniatura) área de direitos

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados