Conjunto APS - Aristides Pedro da Silva

Solar dos Alves Pinto Solar dos Alves Pinto Solar dos Alves Pinto Solar dos Alves Pinto Solar dos Alves Pinto Solar dos Alves Pinto Solar dos Alves Pinto Solar dos Alves Pinto Solar dos Alves Pinto Solar dos Alves Pinto
Exibindo 1-10 de 1828 resultados Exibir tudo
Original Objeto digital not accessible

Área de identificação

Código de referência

BR SPCMU APS

Título

Aristides Pedro da Silva

Data(s)

  • 1870-1995 (Produção)

Nível de descrição

Conjunto

Dimensão e suporte

Área de contextualização

Nome do produtor

(1921-2012)

Biografia

Aristides Pedro da Silva (1921-2012), mais conhecido por V8, nasceu na fazenda Atibaia, distrito de Sousas. Caçula de uma família de oito filhos, sua mãe, Presciliana Silveira, trabalhava para as famílias da elite local e seu pai, Benedito Pedro da Silva, era administrador de fazendas. Em meados de 1928, seus pais foram trabalhar na Fazenda Hotel Fonte Sônia, em Valinhos, de propriedade do então prefeito Orozimbo Maia, onde permaneceram até 1937, quando se mudaram para Campinas. Sua mãe montou uma banca no Mercado Municipal e seu pai faleceu nesse período. Antes de tornar-se fotógrafo, Aristides trabalhou na Leiteria Santana e na Fundição Gerin Neto. Além disso, também abriu um estabelecimento comercial, a “Lavanderia V8”, na casa onde residiu por quase toda a sua vida, na Rua Júlio Frank, no bairro do Botafogo. Anos depois, esta casa foi transformada em estúdio fotográfico. Seu interesse pela fotografia, há indícios, de que este teve seu início por meio da pintura. No período
em que vivia na Fonte Sônia, Aristides fez amizade com um hóspede francês que pintava e passou a acompanhá-lo pela fazenda carregando seus apetrechos. Essas excursões ajudaram a moldar o seu olhar e a despertar o gosto pela arte. Desta forma, ainda jovem, cursou, por pouco tempo, uma escola de pintura em Campinas. Foi registrando partidas de futebol que V8 começou a fotografar em 1947. O futebol era a outra paixão de Aristides: jogou como amador e foi técnico do juvenil do Guarani F. C., entre 1950 e 1960. A origem do apelido de Aristides é um tanto vaga. A raiz está no logotipo do Ford V8, cujo desenho de um V (referência à forma do possante motor com oito cilindros) constava nos carros da indústria. Segundo Aristides, seu irmão ganhou este apelido no campo de futebol devido ao recorte do seu calção de jogador. Tempos depois, o apelido foi transferido para ele, Aristides, o irmão mais novo. Outra versão da origem do estranho apelido, mais condizente com a sua trajetória de fotógrafo, é que o referido desenho figurava em uma de suas máquinas fotográficas. Aristides não se casou e não teve filhos. Dedicou-se a cuidar de sua mãe na casa da Rua Júlio Frank até 1967 quando se deu o seu falecimento. Continuou no mesmo endereço até 2004, quando foi morar em São Paulo, sob os cuidados de familiares. V8 faleceu em 1º de setembro de 2012, devido à problemas decorrentes da idade avançada e foi sepultado na capital do Estado.

Entidade custodiadora

História do arquivo

O conjunto de documentos, em sua maioria iconográfico, começou a ser formado por volta de 1954, quando Aristides Pedro da Silva abriu seu primeiro estúdio, o Foto V-8, na Rua 13 de Maio. Com a doação de imagens por conhecidos e a exposição das mesmas no estúdio, registros antigos da cidade começaram a ser a ele confiados. Além das doações avulsas, destacam-se na coleção - mesmo que, hoje, pouco identificadas - três outras coleções: a doada por Maria Luíza Pinto de Moura, com fotografias que pertenceram a seu pai e a José de Castro Mendes; a de Ciro Exel Magro e a de Heitor Paulino, proprietário da Casa Paulino, uma tipografia que comercializava fotos da cidade. Além disso, a coleção de V8 reune também documentos imagéticos produzidos por ele ao longo de sua atividade como fotógrafo. Este material ficava reunido em sua casa, na na Rua Júlio Frank, nº 187. As intenções de venda do acervo, por parte de V8, começaram ainda nos anos 1980. No final dos anos 1990, graças às iniciativas do Prof. Dr. José Roberto do Amaral, diretor do Centro de Memória-Unicamp, iniciaram-se as tratativas para a vinda do arquivo para o CMU. Esta ação culminou com uma avaliação técnica para indicar o valor venal do material, ocorrida em 1998 e realizada por duas especialistas do Museu Paulista (USP), as professoras doutoras Solange Ferraz de Lima e Vânia Carneiro de Carvalho. Devido à dificuldade de conseguir os recursos necessários por parte do CMU, em setembro de 2001, pelo receio com novos furtos (como de câmeras fotográficas), V8 depositou seu acervo no Museu da Imagem e do Som de Campinas. Havia o interesse do então prefeito, Antônio da Costa Santos, de conseguir os recursos solicitados por Silva. Contudo, também isto não foi concretizado. O acervo teve um destino definitivo apenas em dezembro de 2001, quando a Reitoria da Unicamp, junto com a intenção de juntar as sobras de verbas dos diversos departamentos, se predispor ao financiamento para efetivar a compra. O ato de compra foi efetivado em 20 de dezembro, em ato que contou com a então prefeita municipal de Campinas, Izalene Tiene, o colecionador Aristides Pedro da Silva, a diretora do CMU, Profa. Dra. Olga Von Simson, e o Reitor da Unicamp, Prof. Dr. Hermano Tavares.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

O conjunto foi adquirido por meio de compra de Aristides Pedro da Silva em dez. 2001.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O conjunto reúne documentos produzidos, acumulados e colecionados por Aristides Pedro da Silva, em sua maioria negativos (de vidro e flexíveis) e ampliações fotográficas. Nas imagens colecionadas, destacam-se registros urbanos e rurais, especialmente acerca da cidade Campinas, abordando temas como transformações urbanas e arquitetônicas, educação, religião, manifestações culturais e artísticas, economia. Há, também, registros de outras cidades brasileiras e do exterior. Entre as fotografias produzidas por ele, destaca-se as de antigas edificações e das principais transformações da cena urbana, entre elas as demolições ocorridas na cidade, como a Capela Nossa Senhora do Rosário, em 1956, e o Teatro Municipal “Carlos Gomes”, em 1965. Destacam-se também na coleção as imagens do futebol campineiro, com ênfase no Guarani Futebol Clube e na construção do Estádio Brinco de Ouro da Princesa, além de fotografias artísticas, como as naturezas mortas e fazendas antigas.

Avaliação, seleção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

O conjunto foi organizado em três grupos:
1 - Sociabilidades e transformações urbanas
2 - Futebol
3 - Vida Pessoal

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Consultar as normas gerais de reprodução de documentos do CMU.

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de materiais associados

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Ver também coleção de Aristides Pedro da Silva pertencente ao acervo do Museu da Imagem e do Som de Campinas.

Descrições relacionadas

Nota de publicação

GONÇALVES, Cássia Denise; MARCONDES, Marli. A coleção fotográfica V-8. Anais do Museu Paulista, v.13, no.1, jan.-jun. 2005. p. 253-269; TEIXEIRA, Renata Maria. Tempo Redescoberto nas Fotografias de Aristides Pedro da Silva, V8. Dissertação (Mestrado em Multimeios) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2008.

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

Regras ou convenções utilizadas

Estado atual

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Objeto digital (Mestre) área de direitos

Objeto digital (Referência) área de direitos

Objeto digital (Miniatura) área de direitos

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados