Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1929-2000 (Acumulação)
Nível de descrição
Conjunto
Dimensão e suporte
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
O jornalista Arthur Nazareno Pereira Villagelin (1929-2000) nasceu e faleceu em Campinas, SP. Seu pai, José Villagelin Netto, foi professor da Escola Normal Carlos Gomes e também jornalista. Arthur Villagelin formou-se em Jornalismo pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Católica de Campinas, atual Pontifícia Universidade Católica (PUC-CAMP). Trabalhou em diversos órgãos da imprensa campineira, como a revista “Palmeiras”, os jornais “Correio Popular”, “Diário do Povo”, “A Defesa” e “Jornal de Campinas”. Foi diretor de redação do jornal “City News”, auxiliar da sucursal do “Diário da Noite” e “Diário de São Paulo”, e diretor da sucursal do jornal “Última Hora”. Trabalhou, também, no Serviço de Sericultura da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, na Secretaria dos Negócios da Fazenda, na Singer do Brasil S/A, na União dos Viajantes e Representações Comerciais e na Prefeitura Municipal de Campinas. Foi conselheiro e diretor da Associação Campineira de Imprensa (ACI) e sócio-fundador da Associação de Cronistas Esportivos de Campinas (ACEC). Iniciou sua pesquisa sobre a origem dos nomes dos logradouros da cidade de Campinas (ruas, avenidas, travessas e praças) durante o seu trabalho na Prefeitura Municipal.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Documentação acumulada por Arthur Nazareno Pereira Villagelin ao longo de sua vida. Foi doada pelo titular ao Centro de Memória-Unicamp em 1987.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doada ao Centro de Memória-Unicamp por Arthur Nazareno Pereira Villagelin em 1987.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O conjunto é formado por fotografias do jornalista na posse de diretorias de associações de classe e confraternizações; de seu pai, José Villagelin Netto, em eventos e com colegas da Escola Normal Carlos Gomes, além de uma série de cartões postais da cidade de Campinas, editados na década de 1970. Destacam-se os dossiês de ruas e praças campineiras, contendo decretos, manuscritos e artigos de jornal com informações sobre o nome de cada logradouro; biografias, decretos da cidade de Campinas, relacionados a datas comemorativas, instituições e pessoas, publicações sobre Campinas, como livros, mapas e guias, além de jornais e correspondência. Possui ainda folhetos, livros e periódicos que versam sobre a História de Campinas; possuindo também obras biográficas, de literatura e de escritores campineiros.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Consultar as normas gerais de reprodução de documentos do CMU.
Idioma do material
- português do Brasil