Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1878-1999 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Textual: 40 itens
Bibliográfico: 3 itens
Iconográfico: 9 itens
Área de contextualização
Nome do produtor
História administrativa
Os irmãos Henrique, Fernando e Augusto Arens, filhos de alemães, formaram-se em engenharia mecânica em Hamburgo, Alemanha, e estabeleceram-se no Rio de Janeiro, RJ, como importadores de máquinas para a lavoura e indústria. Em seguida, Fernando Arens veio para a província de São Paulo com o objetivo de expandir os negócios, e, por volta de 1877, foi fundada a Arens Irmãos. No início, a filial campineira dedicava-se apenas à importação e montagem, porém logo tornaram-se fabricantes de máquinas para beneficiamento de café, destacando-se em exposições nas quais competiam com as conterrâneas Lidgerwood Manufacturing & Cia. e a Cia. Mac Hardy. Em 1885 foi criada a Sociedade Beneficente Arens, uma corporação de auxílios mútuos que mantinha uma banda de música formada pelos operários da fábrica. Após o primeiro surto de febre amarela ocorrido em Campinas, SP, em 1889, a fábrica transferiu suas atividades para Jundiaí, SP, e a filial campineira foi extinta. Ao longo do tempo a companhia sofreu diversas alterações em sua organização, tornando-se uma sociedade anônima e recebendo diferentes denominações. Em 1891 as oficinas Arens Irmãos foram adquiridas pela Companhia Arens, empresa com capital de 2.000:000$000 (dois mil contos de réis) divididos em dez mil ações, tendo como presidente o Barão de Jaguara e mantendo Fernando como representante da família Arens no conselho fiscal. Em 1905 ocorreu a dissolução da sociedade da firma Arens Irmãos e seu acervo social, pertencente a João Antônio Henrique Arens, foi incorporado a Arens & Cia., constituída em sociedade com Fortunato Bulcão e Claudiano Pinna. Em 1913 foi sucedida pela firma F. Bulcão & Cia, sendo convertida em 1916 na Sociedade Anônima Casa Arens, que incluía Baron Ernest Taaffe como sócio solidário. A companhia teve um importante papel na constituição da Vila Arens, primeiro bairro industrial de Jundiaí.
Nome do produtor
Biografia
Entidade custodiadora
História do arquivo
Os itens foram preservados por Aracy Arens e doados ao Centro de Memória-Unicamp em 1999 mediante intermediação de Ema Camillo.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doação de Aracy Arens em 1999.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
A coleção abrange a fase posterior à transformação da Companhia em sociedade anônima e sua transferência para Jundiaí. Inclui correspondência, escrituras de venda e transferência de imóveis e terrenos em Jundiaí, certidões, estatutos da Casa Arens, contrato social, leis e decretos sobre arrecadação de impostos, procuração, atas das assembleias, memorial sobre a organização da firma F. Bulcão & Cia., balanço geral, orçamento, planta da vila no entorno da fábrica, propaganda de tinta para navios (de cuja empresa fabricante a companhia era agente), incluindo também documentos referentes a João Antônio Henrique Arens, como certificado, passaporte e arrolamento de bens, e a Fernando Arens Junior, sobretudo recortes de jornal. Contém ainda imagens de membros da família Arens.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Aberto para consulta.
Condiçoes de reprodução
Consultar as normas gerais de reprodução de documentos do CMU.
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Listagem inicial: Ema Camillo; História Administrativa e Âmbito e Conteúdo: Ricardo Godoi; Descrição dos itens: Ana Cláudia Cermaria Berto.