Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1935-1956 (Creation)
Nível de descrição
Conjunto
Dimensão e suporte
Bibliográfico: 1 item
Textual: 65 itens
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Djalma Campos de Pádua nasceu em Campinas, em 9 de fevereiro de 1892, onde atuou como compositor, escritor, maestro, músico e professor, tendo iniciado seus estudos com o pai, o músico Luiz de Pádua. Especializou-se em interpretação com o maestro italiano Luigi Chiaffarelli e estudou harmonia, composição e contraponto com o compositor brasileiro João Gomes de Araújo. Mudou-se para Buenos Aires em meados da década de 1910 e lá completou o curso de virtuosidade e regência em 1920, no Conservatório Nacional de Música Santa Cecília. Foi regente em várias companhias de operetas, zarzuelas e revistas, dirigindo conjuntos musicais a bordo da Monson Line Comp. De volta a Campinas, trabalhou como professor no Colégio Progresso Campineiro, tendo sido diretor e professor do Instituto Musical “Dr. Gomes Cardim”. Em 1933, presidiu por curto espaço de tempo a Sociedade Sinfônica Campineira (hoje Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas) e, em 1948, fundou a Orquestra Filarmônica Campineira com destacado apoio da imprensa local. Prestou colaboração valiosa à Banda Musical “Carlos Gomes”. Escreveu e publicou, enquanto compositor e estudioso da arte musical, em torno de 400 trabalhos de diversos gêneros: poemas sinfônicos, músicas de estilo regional (como as populares músicas carnavalescas), fantasias e peças para concerto, além de trabalhos didáticos e analíticos sobre música. Por outro lado, é também lembrado como um dos pioneiros da aviação civil em Campinas. Constituiu família em Campinas ao casar-se com Maria Antonia Marchezini Pádua tendo dois filhos: José Roberto e Pedro Luiz. Djalma faleceu em Campinas, em 5 de dezembro de 1956, no hospital Beneficência Portuguesa.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Encontrado no Conservatório Santa Cecília de Campinas, o conjunto foi enviado ao Centro de Memória – UNICAMP em 1996, tendo permanecido em sua biblioteca até 2005, quando então foi transferido para os Arquivos Históricos para que passasse por tratamento arquivístico adequado. Anteriormente, acredita-se que tenha estado em Birigui, em poder de um jornalista, conforme dito por este em artigo de sua autoria publicado por ocasião da morte de Djalma. Provavelmente, o conjunto deve ter sido enviado a Helena Rachmam, antiga professora do Instituto Musical Dr. Gomes Cardim (no qual Djalma foi diretor e professor e onde a Orquestra Filarmônica foi fundada e fazia seus ensaios), sendo ela também depois proprietária do Conservatório Santa Cecília, após o falecimento de Djalma. Além disso, a Prof.ª. Helena deve ter conservado o antigo “álbum”, constituído por Djalma, e tê-lo destinado ao CMU.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doado em 1996.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Os documentos que compõem este conjunto documental referem-se, sobretudo, à trajetória profissional de Djalma Campos de Pádua enquanto professor, compositor, escritor, maestro e músico, assinalando sua passagem por Campinas, SP, e, também, pelas cidades paulistas de Promissão e Birigui. A documentação existente trata da fundação da Orquestra Filarmônica Campineira e suas audições, dos programas de apresentação no Teatro Municipal, recortes de jornal sobre a sua criação, atuações e dificuldades de sobrevivência. Consta também publicação de Djalma de Pádua, intitulada “Resumo de História da Música segundo os programmas adoptados nos cursos normaes e gymnasiaes”, partitura da marcha do Bloco Carnavalesco Leão da Várzea, bem como documentos, tais como: cartas e cartão de felicitações, ofícios e recortes de jornal, relativos a sua atuação na cidade de Promissão, onde foi diretor gerente da Rádio Brasil S.A – ZYY-7, redator do Jornal Repórter Z7 e correspondente das Folhas, tendo fundado a Associação Promissense de Imprensa – SP. Assinala sua rápida passagem por Birigui, como diretor - redator do jornal O Biriguense, diretor da Rádio Clube de Birigui, ZYR-8, fundador e regente do Conjunto Harmonia, correspondente de O Estado de S. Paulo, completados por ofícios de pêsames e vários necrológios que assinalam seu falecimento na cidade de Campinas.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
O conjunto foi classificado em três séries e, internamente, organizadas de forma cronologica:
Série 1 – Campinas e sua Orquestra Filarmônica
Série 2 – Em Promissão e Birigui
Série 3 – Post morten
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Aberto para consulta.
Condiçoes de reprodução
Consultar as normas gerais de reprodução de documentos do CMU.
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Descrição no nível do conjunto, da série e do item
Catálogo Analítico
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Tratam-se dos documentos originais.
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
- Djalma Campos de Pádua (Creation)
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Descrição dos documentos elaborada por Angélica Calderari Brotto e Micael P. C. R. dos Santos, alunos do curso de História do IFCH – UNICAMP, durante estágio realizado no CMU, no período de 23 set. a 10 out. 2016, sob a orientação de Ema Elisabete Rodrigues Camillo. Revisão por Douglas Rufino em nov 2019, sob supervisão de João Paulo Berto.