Estados Unidos

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Estados Unidos

Termos equivalentes

Estados Unidos

Termos associados

Estados Unidos

4 Registro de autoridade resultados para Estados Unidos

4 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Maria Aparecida Bueno de Mello

  • Pessoa
  • 1919 - 2009

Maria Aparecida Bueno de Mello, ( Campinas, 1919 - idem, 2009) que utilizou durante certo tempo também o pseudônimo artístico de Piki, fundou o Grupo Da Vinci e o grupo de Vanguarda de Campinas, um dos mais importantes movimento de artes plásticas do país, reflexos ainda que tardios da Semana de 22.Colaborou na formação dos acervos do Museu de Arte Contemporânea de Campinas e da Unicanp, assim como com a formação de Casas da Cultura no interior. Sua primeira exposição individual de pintura e escultura foi no antigo Teatro Municipal Carlos Gomes, Campinas (1957), desde então participou de cerca de 50 exposições destacando-se entre outras: Salão Paulista de Arte Moderna em São Paulo, Bienal Nacional de São Paulo, Salão de Belas Artes de Campinas, de Santos, de Taubaté, de Santa Bárbara D"Oeste.

Augusto Rademaker

Augusto Hamann Rademaker Grünewald (Rio de Janeiro, 11 de maio de 1905 – Rio de Janeiro, 13 de setembro de 1985) foi um militar brasileiro, líder e integrante da segunda junta militar, que presidiu o país de 31 de agosto a 30 de outubro de 1969, durante o afastamento por doença do presidente Costa e Silva e, por conseguinte, pelo impedimento do vice-presidente Pedro Aleixo.

Armando de Salles Oliveira

  • Pessoa

Armando de Sales Oliveira (São Paulo, 24 de dezembro de 1887 - São Paulo, 17 de maio de 1945) foi um engenheiro e político brasileiro, graduado pela Escola Politécnica de São Paulo, interventor federal em São Paulo entre 21 de agosto de 1933 a 11 de abril de 1935 e governador (eleito pela Assembleia Constituinte) de 11 de abril de 1935 a 29 de dezembro de 1936.

Adalzira Cavalcanti de Albuquerque Bittencourt Ferrara

  • Pessoa

Adalzira Cavalcanti de Albuquerque Bittencourt Ferrara (Bragança Paulista, 2 de novembro de 1904 - Rio de Janeiro, 28 de outubro de 1976) foi uma advogada, poeta e escritora brasileira, foi uma das primeiras a escrever sobre a importância da mulher brasileira na literatura. Passou sua vida inteira dedicando-se a escrever sobre a capacidade das mulheres em realizarem ações e feitos grandiosos e desafiadores em meio à sociedade machista. Em 1927, formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), sendo a única mulher de sua turma.[2] Fez cursos de aperfeiçoamento na Europa (estudou Sociologia na Itália e Direito Internacional na Holanda) e foi professora universitária em Buenos Aires (Argentina). Além disso, como militante da divulgação e propagação da poesia brasileira, ela realizou conferências sobre literatura brasileira no Brasil e também no exterior (Estados Unidos, México e Argentina).