Área de identificação
Tipo de entidade
Pessoa
Forma autorizada do nome
Francisco Sacco Landi
Forma(s) paralela(s) de nome
Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) de nome
- Chico Landi
identificadores para entidades coletivas
Área de descrição
Datas de existência
14 de julho de 1907 — 7 de junho de 1989
Histórico
Francisco Sacco Landi (Chico Landi) nasceu em 14 de julho de 1907 no bairro de Santana, em São Paulo. É filho de Paschoal Landi (nascido na Itália) e Antonieta Sacco Landi (nascida no Brasil, filha de italianos). Teve 4 irmãos: Esperança, Quirino, Afonso e Paschoal.
Seu pai italiano era de boa condição financeira e colocou seus filhos em bons colégios, mas morreu de tifo em 1911. Após alguns anos da morte do pai, aos 11 anos, Chico deixa a escola e começa a trabalhar em diversos trabalhos, assim como seus irmãos. Aos 14 anos passou a trabalhar em uma oficina mecânica, na Rua Gusmões, para aprender o ofício.
Em 1926 começou a trabalhar na Ford, que na época estava instalada na Rua Florêncio de Abreu, trabalhava na linha de montagem. No mesmo ano, passou a trabalhar na General Motors, e em 1928 compra um carro Chevrolet, que apelida de “Cabeça de Cavalo”. Após trabalhar em outras oficinas abre sua própria.
No ano seguinte, em 1934, estreou no “II Grande Prêmio Cidade do Rio de Janeiro”. Em 1935 participou e venceu nas ruas de terra vermelha do Jardim Chapadão em Campinas (SP). No mesmo ano, correu pela primeira vez no exterior, na Argentina.
A partir de 1969, após diversas corridas no Brasil e exterior, Chico passou a se dedicar apenas a preparar carros em sua oficina e eventualmente dar assistência aos pilotos na pista.
Em 1974, recebeu uma homenagem liderada por Toninho Martin, onde lhe entregaram uma placa e uma medalha por sua carreira, encerrada no ano anterior. Em 1987 assumiu a administração do Autódromo de Interlagos, convidado pelo prefeito Jânio Quadros.
Chico Land faleceu no dia 7 de junho de 1989 devido a infarto agudo do miocárdio, edema pulmonar e insuficiência cardíaca no Hospital Sírio Libanês. Suas cinzas foram espalhadas pelo Autódromo de Interlagos, conforme seu desejo.