Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1977-2003 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Iconográfico: 204 itens
Textual: 1 item
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Fúlvia Gonçalves (Pedreira SP 1937). A artista plástica Fúlvia Gonçalves cursou Comunicação Visual pela Escola de Artes Plásticas de Ribeirão Preto entre os anos de 1960 e 1968. Ainda em Ribeirão Preto, SP, frequentou os ateliês de Francisco Amendola e dos italianos Leonello Berti e Bassano Vacarini. Trabalhou como docente na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) no curso de Cinema de Animação. Em Campinas, SP, teve grande atuação junto a Unicamp, tendo estado envolvida na criação e implantação dos cursos de graduação e pós-graduação em Artes Plásticas do Instituto de Artes (IA) da Unicamp. Nesta Universidade, lecionou pintura e gravura em cursos de extensão, foi chefe do Departamento de Artes Plásticas, nas áreas de Comunicação Visual e Artes Gráficas, e foi a responsável pela elaboração dos painéis que decoram o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM). Em 1986, em parceria com o memorialista Benedito Barbosa Pupo, publicou o livro “Testemunhos do Passado Campineiro”. No ano de 1988, defendeu seu doutorado, com a tese “Natureza, Objetos, Ambiente”, sob orientação do Prof. Dr. Joaquim Brasil Fontes Junior. Participou de diversas exposições, e suas obras podem ser encontradas em acervos nacionais e internacionais, como o do Museu de Arte Moderna de Céret, na França.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doado por Fúlvia Gonçalves em 2003.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O conjunto inclui desenhos a nanquim que compõem a série “Testemunhos do Passado Campineiro”, dos quais 169 foram utilizados no livro de mesmo nome, produzido em parceria com Benedito Barbosa Pupo, autor dos textos, publicado pela Editora da Unicamp em 1986. Os desenhos, elaborados a traço a nanquim com caneta Staeditler 04-07 sobre papel Canson ou Kromecoat, retratam locais de Campinas, SP, tais como a Praça Bento Quirino, a Avenida Francisco Glicério, o Mercado Municipal, a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Conceição e a Santa Casa de Misericórdia. Inclui também um dossiê com cópias de recortes de jornal e de outros documentos que versam sobre este projeto, que teve início em 1977.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
O arranjo manteve a sequência inscrita nos próprios documentos iconográficos e, em seguida, inseridos os documentos textuais.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Aberto para consulta.
Condiçoes de reprodução
Consultar as normas gerais de reprodução de documentos do CMU.
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Biografia e Âmbito e Conteúdo escritos por João Paulo Berto em maio 2017. Descrição dos itens elaborada por Ana Cláudia Cermaria a partir de anotações da autora nos desenhos e de informações extraídas do livro GONÇALVES, Fúlvia. Testemunhos do passado campineiro. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1986. Instrumento de Pesquisa elaborado por Ana Cláudia Cermaria entre 10 e 12 jan. 2018.