GAB - Gabinete de Investigações de São Paulo

[Carta de apoio] [Carta de orientação] [Carta de apresentação] [Carta de apoio] [Comunicado] [Comunicado] [Comunicado] [Comunicado] [Comunicado] [Comunicado]
Exibindo 1-10 de 268 resultados Exibir tudo
Original Objeto digital not accessible

Área de identificação

Código de referência

BR SPCMU GAB

Título

Gabinete de Investigações de São Paulo

Data(s)

  • [1910] - 30 dez 1927 (Produção)

Nível de descrição

Dimensão e suporte

Textual: 215 itens
Iconográfico: 53 itens

Área de contextualização

Nome do produtor

(1910-1945)

História administrativa

Criado em 1910 pelo Decreto n. 1.892, de 23 de junho de 1910, o Gabinete de Investigações e Capturas destinava-se a fazer as investigações e pesquisas necessárias aos interesses policiais, judiciários e administrativos; a ter em observação e vigilância todos os elementos suspeitos ou prejudiciais à sociedade, para prevenir a perpetração de crimes, fazer as diligencias e a promover a captura dos criminosos contra os quaes houvesse ordem de prisão segundo as ordens e instruções do secretário da Justiça e da Segurança Pública. Este foi reorganizado em 16 de dezembro de 1912, por meio da Lei n. 1.342, e, em 1924, passou a ser chamado apenas de Gabinete Geral de Investigações, nome alterado novamente em 1926, quando passou a ser conhecido como Gabinete de Investigações (Lei n. 2.172-B, de 28 de dezembro de 1926). Já em 1945 (Decreto-Lei nº 14.854), o Gabinete de Investigações passou a se chamar Departamento de Investigações , o que deu origem, depois, ao Departamento Estadual de Investigações Criminais e ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Nome do produtor

Biografia

Professora livre docente do Departamento de História no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas- São Paulo entre 1990 e 2021. Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1979), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1985), doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e Livre Docência pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Suas áreas de pesquisa, docência e extensão são em História Moderna e Contemporânea, História Contemporânea dos Estados Unidos, atuando principalmente nos seguintes temas: história cultural das religiões, gênero e religião, história do missionarismo , teorias da história e historiografia. (Fonte: Currículo Lattes)

Entidade custodiadora

História do arquivo

O conjunto documental foi doado pela Profa. Dra. Eliane Moura da Silva em nov. 2021, estando o mesmo depositado junto a sua sala no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Não se sabe ao sabe ao certo e nem quando os referidos documentos foram depositados no local.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doado por Eliane Moura da Silva em nov. 2021

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O conjunto apresenta documentação textual e iconográfica produzida pelo Gabinete de Investigações da então Secretaria de Justiça e da Segurança Pública de São Paulo, especialmente referente ao episódio denominado como Conspiração de 1926. A documentação apresenta os registros do percurso de investigação tanto do possível mandatário quanto dos demais participantes, a sua maioria militares ou ligados à área policial e militar. Encontram-se desde cartas apreendidas com os/produzidas pelos manifestantes; fotografias de suspeitos, estabelecimentos e residências dos investigados; relatórios do Gabinete de Investigações; listas dos investigados, presos e exilados; e cartas dos presos políticos. Destaca-se, ainda, a correspondência trocada no âmbito dos delegados regionais do Gabinete, delatando possíveis ações contra a ordem pública.

Avaliação, seleção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

O conjunto encontra-se organizado em três séries:
1 - Conspiração de Outubro de 1926
2 - Registros de Presos
3 - Registros de Ocorrências

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Aberto para consulta.

Condiçoes de reprodução

Consultar as normas gerais de reprodução de documentos do CMU.

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de materiais associados

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Ver também o Fundo Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (BR SPAPESP SSP) do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

Regras ou convenções utilizadas

Estado atual

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Nota do arquivista

Organização inicial realizada por Ana Claudia Maack Espinelly entre fevereiro e junho de 2022. Descrição e revisão realizadas por Fernanda de Toledo Lopes entre agosto e outubro de 2022, sob supervisão de João Paulo Berto.

Objeto digital (Mestre) área de direitos

Objeto digital (Referência) área de direitos

Objeto digital (Miniatura) área de direitos

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados