São imagens de algumas das principais transformações urbanas da cidade de Campinas, quais sejam o alargamento das ruas Dr. Campos Sales, Dr. Moraes Sales, Francisco Glicério, Senador Saraiva e Irmã Serafina, a construção do Viaduto Miguel Vicente Cury e as demolições da Igreja Nossa Sra. do Rosário e do Palacete Armbrust.
Correspondem, em sua maioria, a reproduções digitais de registros fotográficos da Igreja Nossa Senhora do Rosário e relativas aos padres da Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria. Na forma de álbuns e fotografias avulsas, destacam-se na série as vistas da antiga igreja, do processo de demolição e construção do novo templo; imagens de templos, eventos e associações religiosas em Campinas e nas cidades onde os padres tinham comunidades.
Conjunto formado por 16 pinturas na técnica mista sobre tela representando pontos da cidade de Campinas, SP, como o Largo do Rosário, a Rua 13 de Maio, Rua Conceição, Instituto Agronômico de Campinas, Monumento-túmulo a Carlos Gomes, entre outros.
O conjunto é formado publicações, entre as quais catálogos de exposições realizadas em Campinas ou por artistas campineiros, e por 20 retratos de artistas e educadores da arte que atuaram na cidade de Campinas, de Hercule Florence em meados do século XIX até a implantação do curso de Educação Artística na Unicamp em 1983.
O conjunto é composto por correspondência, homenagens à Princesa Isabel e outros membros da família imperial brasileira, assim como pelo estatuto, recibo de mensalidade e recortes de jornais sobre a Sociedade.