Carta de agradecimento de José Maria da Silva Paranhos Júnior, Barão do Rio Branco, a Augusto Cesar Corrêa, primeiro secretário da Sociedade Beneficente Izabel, a Redentora, sobre o voto de pesar acerca do falecimento de Joaquim Nabuco. Assinado por José Maria da Silva Paranhos Júnior. Consta envelope.
Carta de encaminhamento de José Pereira da Graça Aranha a Adolpho Affonso da Silva Gordo, enviando artigo de Alberto de Faria que justificava o aceite dele para assumir a Embaixada Brasileira no Japão. Reitera o convite do Ministro Rio Branco, José Maria da Silva Paranhos Júnior, para que Gordo viesse a Berna, avisando com antecedência. Assinado por José Pereira da Graça Aranha.
Recorte do periódico Commercio de Campinas, com ofícios enviados pela Sociedade Beneficente Izabel, a Redentora, para o Presidente da República, Marechal Hermes da Fonseca, e a Raul Rio Branco, manifestando condolências pela morte de José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco. Assinados pelo secretário Sebastião Domingues de Azevedo.
O conjunto é composto por correspondência, homenagens à Princesa Isabel e outros membros da família imperial brasileira, assim como pelo estatuto, recibo de mensalidade e recortes de jornais sobre a Sociedade.