Anotações feitas por Adolpho Affonso da Silva Gordo traçando um histórico de sua atuação no caso da F. Rinaldi e Cia e sobre o envolvimento do depositário de penhor agrícola, Francisco Bento de Alvarenga, na venda da safra de café.
Anotações feitas por Adolpho Affonso da Silva Gordo sobre o caso da F. Rinaldi e Cia e sua dívida para com o Banque Française et Italienne pour l’Amerique du Sud e sobre os demais envolvidos, Antonio da Silveira Correa, Décio da Silveira Correa e Francisco Bento Alvarenga.
Apontamentos referentes a produção e venda de arrobas de café por Francisco Bento de Alvarenga a Antonio Silveira Corrêa, tratando também sobre o processo em que consta que esta safra estava consignada em penhora para pagamento de dívida.
Carta de compromisso de pagamento de Francisco Bento de Alvarenga a F. Rinaldi & Cia contendo proposta de quitação de dívida, sugerindo a transferência de sua Fazenda Concórdia, em Jacarezinho, PR, assim como de outras terras na cabeceira do rio Claro para a companhia e assumindo responsabilidade pelo pagamento de multa a ser cobrada e pelas despesas da Fazenda referentes ao ano que se encerrava. Contém, também, proposta sobre a forma de divisão dos valores da renda obtida com a colheita de algodão. Assinado por Francisco Alvarenga.
Carta de esclarecimento de Adolpho Affonso da Silva Gordo ao Juiz de Direito da Vara Comercial, explicando como Francisco Bento de Alvarenga e sua esposa, Guilhermina Rodrigues Alves de Alvarenga, depositários da safra de café, procederam e venderam o produto.
Rascunho de carta de esclarecimento de Adolpho Affonso da Silva Gordo ao Juiz de Direito da Vara Comercial argumentando que Francisco de Negreiros Rinaldi é portador de duas letras de câmbio aceitas por Francisco Bento de Alvarenga e Guilhermina Rodrigues Alves de Alvarenga, sua esposa, e solicitando que os bens herdados de Virgílio de Rodrigues Alves sejam penhorados devido ao não pagamento do valor nos termos acertados.
Carta de esclarecimento ao Juiz de Direito da Vara Comercial expondo e protestando quanto às atitudes de Francisco Bento de Alvarenga e sua esposa, Guilhermina Rodrigues Alves de Alvarenga, referentes a venda de arrobas de café, colocadas como garantia para pagamento de dívida.
Carta de esclarecimento de Adolpho Affonso da Silva Gordo ao Juiz de Direito da Vara Comercial expondo procedimento de Francisco Bento de Alvarenga e Guilhermina Rodrigues Alves de Alvarenga, sua esposa, em negócio com a F. Rinaldi & Cia. e como de depositários se tornaram devedores.
Carta de esclarecimento de Adolpho Affonso da Silva Gordo ao Juiz de Direito da Vara Comercial comentando algumas das atitudes de Francisco Bento de Alvarenga, referentes aos negócios com a Rinaldi & Cia, e sobre a venda de sacas de café em penhora, que foram empregadas como garantia para pagamento de dívida.
Carta de pedido de apoio de Francisco Bento de Alvarenga a Adolpho Affonso da Silva Gordo comunicando viagem ao Rio de Janeiro e solicitando que Gordo o ajude a encontrar uma solução para o negócio com Francisco de Negreiros Rinaldi. Assinado por Alvarenga.