Recorte do periódico O Jornal, tratando dos debates no Senado Federal sobre a emancipação política da mulher, com entrevista de Bertha Maria Júlia Lutz
Recorte do periódico Jornal do Brasil, com texto de autoria de Bertha Maria Júlia Lutz, tratando de assuntos referentes a questão da emancipação feminina.
Aviso da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino tratando da inserção em ata da sessão de 7 de agosto de 1929, por proposta da presidente Bertha Maria Júlia Lutz, de voto de pesar pelo falecimento de Adolpho Affonso da Silva Gordo. Acompanha cartão da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino.
Bilhete de pedido de opinião de Bertha Maria Júlia Lutz a Adolpho Affonso da Silva Gordo, solicitando orientação quanto à carta escrita por Olga de Mello Braga. Acompanha cópia da referida carta, tratando do caso de Alice de Toledo Ribas Tibiriçá e Adalzira Cavalcanti de Albuquerque Bittencourt Ferrara e encaminhando artigos sobre alistamento no Espírito Santo.
Carta bilhete de análise política de Bertha Maria Júlia Lutz a Adolpho Affonso da Silva Gordo, tratando do recebimento de correspondência enviada por Gordo e apontando a preferência pela retirada do recurso. Apresenta, também, interesse de ir a São Paulo para divulgar os ideais do movimento a favor do voto feminino e, se possível, encontrar-se com Gordo. Assinado por Bertha Maria Júlia Lutz.
Carta bilhete de pedido de esclarecimento de Bertha Maria Júlia Lutz a Adolpho Affonso da Silva Gordo, solicitando notícias sobre caso e julgamento. Assinado por Bertha Maria Júlia Lutz.
Carta de análise política de Bertha Maria Júlia Lutz a Adolpho Affonso da Silva Gordo, tratando de trabalho escrito por Gordo e enviado à Junta de Recursos Eleitorais. Solicita autorização para a publicação do caso das alistandas indeferidas na Junta de Belo Horizonte. Solicita também opinião sobre carta por ela recebida e dá notícias sobre a publicação de artigo de Maria Esther Ramalho e de seu interesse em escrever uma entrevista. Envia recortes de jornais com o objetivo de manter Gordo informado dos acontecimentos do indeferimento de uma alistanda em São Paulo e do alistamento da primeira eleitora espiritossantense, e pede opinião sobre os mesmos. Assinado por Bertha Maria Júlia Lutz.
Carta de apoio político de Bertha Maria Júlia Lutz a Adolpho Affonso da Silva Gordo, agradecendo recomendação de seu irmão e o envio de artigo. Trata dos votos dos senadores quanto ao projeto do sufrágio feminino, discorrendo sobre a importância da ação de Gordo junto aos membros de bancada. Destaca o apoio do senador Antônio de Lacerda Franco e do presidente Júlio Prestes de Albuquerque, e solicita a continuidade do apoio de Gordo à causa. Assinado por Bertha Maria Júlia Lutz.
Carta de encaminhamento de Bertha Maria Júlia Lutz a Adolpho Affonso da Silva Gordo, enviando trabalho e questionando a possibilidade de assistir a decisão de pleito na capital. Trata também do caso de Francisca de Almeida Goes Brandão, alistanda de Piraju. Assinado por Bertha Maria Júlia Lutz.
Carta de esclarecimento de Bertha Maria Júlia Lutz a Adolpho Affonso da Silva Gordo, tratando da sua não ida para São Paulo e agradecendo pela adesão do senador Antônio de Lacerda Franco à causa. Apresenta, também, os votos da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino e do movimento feminino e suas dirigentes pelo retorno de Gordo, mostrando-se apreensivas por sua ausência no Senado Federal. Trata dos encaminhamentos quanto à impressão de folhetos publicados no Rio Grande do Norte com os juízes que alistaram as primeiras eleitoras e questiona Gordo quanto ao resultado do processo de São Paulo. Assinado por Bertha Maria Júlia Lutz.