Livro com assinaturas, declarações de carinho de amigos e ex-alunos de Ermelinda Dias Rosa e registro do Jubileu de Ouro da Escola Mista da Chácara da Barra, promovido pelas ex-alunas Elza Aparecida Galani Marques e Tereza Diniz Filippi, com assinaturas das presentes.
Cartão de agradecimento de ex-alunas de Dona Ermelinda Dias Rosa. Conta com assinaturas de Tereza Diniz Felippi, Generosa Ghidotti, Therezinha Passonini Ciampi, Anna Samara de Souza, Nilma Scarpi Giacomin, M. Lourdes Saldini Souza, Dolores E. C. Penatti, Elza Aparecida Galani Marques, Olga Ribeiro da Motta, Izaura Miranda Siqueira, Maria Amélia Bernardo Mazzo, Hilda Fernandes Büll e Sergia Navarro Sims.
Cartão de agradecimento de ex-alunas de Dona Ermelinda Dias Rosa. Conta com assinaturas de Terezinha, Elza, Generosa, Lourdes Saldini, Dolores E. C. Penatti, Anna Samara de Souza e Olga da Motta Sognoni.
Diploma concedido pela Divisão Regional de Ensino de Campinas a Ermelinda Dias Rosa pelos serviços prestados à Revolução de 1932, no cargo de defensora da causa constitucionalista. Assinado pela Diretora Regional Enéa Caldatto Raphaelli.
Fotografia preto e branco com composição fotográfica de retratos das formandas da Escola Normal de Campinas: Edith S. de Campos (Jundiaí), Ermelinda Dias Rosa (Campinas) e Francisca Cintra Franco (Amparo).
Recorte de jornal da coluna intitulada “Há trinta anos”, de Carlos Alberto de Oliveira, que apresenta trechos e resumos de notícias do Diário do Povo do dia 1 dez. 1929. Destacada a caneta, notícia sobre a entrega dos diplomas das professoras recém-formadas na Escola Normal Oficial, em que estavam presentes o Prefeito Orosimbo Maia, os juízes da 1ª e 2ª vara, Nelson Noronha Gustavo e Vasco Joaquim Smith, que apresenta a lista completa das formandas. A notícia também conta da abertura da sessão pelo Prof. Geraldo Alves Corrêa, das falas das senhoras Ermelinda Dias Rosa e Jenny Ferreira Martins e do sarau realizado posteriormente no Tênis Clube.