Mostrando 3 resultados

Descrição arquivística
Bertoldo Ritter Klinger
Visualizar impressão Visualizar:

3 resultados com objetos digitais Exibir resultados com objetos digitais

[IX de julho de 1932]

Cartão postal preto e branco com alegoria relativa ao Movimento Constitucionalista de 1932. Há, na parte superior, três efígies, sendo a do centro a de Pedro Manuel de Toledo; da direita, Bertholdo Klinger, e, à esquerda, Isidoro Dias Lopes; ao centro, o Monumento Glória imortal dos fundadores de São Paulo ladeado pelas bandeiras do Brasil e de São Paulo e, na parte inferior, soldados pró-constituinte. Na parte inferior está escrito, em latim, “Alea Jacta Est”.

Olga Rodrigues de Moraes von Simson

[Cartão postal]

Cartão postal produzido pela Editora Livraria São José, traçando paralelo entre a independência do Brasil, com a frase “Independência ou morte”, e o Movimento Constitucionalista de 1932, com a frase “Constituição ou morte”. Com composição fotográfica de participantes do Governo de São Paulo contendo retratos em preto e branco de: Pedro de Toledo, governador de São Paulo; general Bertoldo Klinger; Paulo de Moraes Barros, secretário da Fazenda; Francisco Emygdio Fonseca Telles, secretário da viação; Gofredo da Silva Telles, prefeito municipal; Joaquim Sampaio Vidal, diretor do departamento municipal; general Isidoro Dias Lopes; Waldemar Ferreira, secretário de Justiça e Segurança pública, Francisco da Cunha Junqueira, secretário da Agricultura; Rodrigues Alves Sobrinho, secretário da Educação e Saúde pública; Thyrso Queirolo Martins de Sousa, chefe de polícia.

[Carta de oferecimento de colaboração]

Cópia de carta de oferecimento de colaboração José Rangel Belfort de Mattos Filho, diretor-técnico da Companhia Manufactora de Bombas de Fumaça, para General Bertoldo Ritter Klinger, da 2ª Região Militar de São Paulo, informando sobre a oferta feita para o Coronel Euclides de Oliveira Figueiredo de bombas de fumaça, apresentando os produtos de aplicação bélica da companhia e oferecendo colaboração. Assinada por José Rangel Belfort de Mattos Filho.