Mostrando 35 resultados

Descrição arquivística
Somente descrições em nível superior Centro de Memória-UNICAMP
Visualizar impressão Visualizar:

35 resultados com objetos digitais Exibir resultados com objetos digitais

Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

  • BR SPCMU TJ
  • 1754-1940

O conjunto do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo é composto por itens documentais gerados pelas Comarcas de Campinas e Jundiaí. Entre os itens, destacam-se os processos cíveis, criminais e comerciais, dentre os quais testamentos, inventários, partilhas, liberdade de escravos, executivos fiscais e cambiais, falências, tutelas, divórcios, penhoras, emancipações, despejos, manutenções de posse, entre outros. Neste conjunto inclui-se livros de registros de alistamentos eleitorais, atas, audiências, visitas e inspeções, apurações de eleições, atas de sessões do tribunal do júri, censo estatístico dos órfãos pobres. Outra tipologia documental são as plantas de estradas de ferro, fazendas e bairros. Trata-se de informações jurídicas que possibilitam o estudo da História e o cotidiano da sociedade, cobrindo todo o ciclo produtivo do açúcar e do café, assim como o período da industrialização, desde meados do século XVIII até meados do século XX.

Sociedade Beneficente Isabel, a Redentora

  • BR SPCMU SBIR
  • 24 jan 1900 - [1975]

O conjunto é composto por correspondência, homenagens à Princesa Isabel e outros membros da família imperial brasileira, assim como pelo estatuto, recibo de mensalidade e recortes de jornais sobre a Sociedade.

Sociedade Beneficente Isabel, a Redentora

Sílvia Basílio de Matos

  • BR SPCMU SM
  • 1987

O conjunto é formado publicações, entre as quais catálogos de exposições realizadas em Campinas ou por artistas campineiros, e por 20 retratos de artistas e educadores da arte que atuaram na cidade de Campinas, de Hercule Florence em meados do século XIX até a implantação do curso de Educação Artística na Unicamp em 1983.

Sílvia Basílio de Matos

Selma Machado Simão

  • BR SPCMU SS
  • 2008

Conjunto formado por 16 pinturas na técnica mista sobre tela representando pontos da cidade de Campinas, SP, como o Largo do Rosário, a Rua 13 de Maio, Rua Conceição, Instituto Agronômico de Campinas, Monumento-túmulo a Carlos Gomes, entre outros.

Selma Machado Simão

Secretaria da Agricultura, Comércio e Obras Públicas do Estado de São Paulo

  • BR SPCMU SACOP
  • Conjunto
  • 1896-1925

O conjunto é constituído por álbuns fotográficos com registros das pesquisas agronômicas desenvolvidas pelos organismos da Secretaria e de aspectos urbanos, econômicos e sociais de diversas cidades paulistas, muitos dos quais realizados pelo Serviço de Informação e Publicidade do órgão, responsável por publicar trabalhos e estudos relativos à economia; divulgar comunicados de interesse aos agricultores; ampliar os serviços de propaganda do Estado e manter a Biblioteca da Secretaria. Contém, ainda, livros, folhetos e periódicos sobre a história de Campinas e do estado de São Paulo entre fins do século XIX e início do século XX, sob seus aspectos urbanos, econômicos, agrícolas, políticos e sobre a imigração no mundo paulista.

Secretaria da Agricultura, Comércio e Obras Públicas do Estado de São Paulo

Rita Ribeiro

  • BR SPCMU RIR
  • ca. 1900 – ca. 2000

A documentação em questão refere-se ao material produzido e acumulado por Rita de Cássia Ribeiro Guimarães Ferreira para a publicação do livro “Barão Geraldo: História e Evolução”, cuja primeira edição data do ano 2000. Constam ampliações fotográficas de vistas aéreas e de aspectos urbanos e históricos do distrito de Barão Geraldo; vistas da sede da Fazenda Santa Genebra; fotografias do Instituto Agronômico de Campinas, da Fazenda Santa Eliza e da subestação experimental de Sorocaba; registros da visita da Rainha Elizabeth II ao IAC; do lançamento da pedra fundamental da Universidade Estadual de Campinas; fotografias do campus de Campinas e uma fotografia do primeiro clube de futebol de Barão Geraldo. Compõe a documentação, ainda, sete fitas K-7 com entrevistas realizadas pela titular com moradores de Barão Geraldo.

Rita de Cássia Ribeiro Guimarães Ferreira

Periódicos

  • BR SPCMU PER

O conjunto artifical é composto por periódicos produzidos tanto no Brasil quanto internacionalmente. Destacam-se os paulistas, especialmente os impressos na cidade de Campinas.

Paulo de Moraes Barros

  • BR SPCMU PMB

O conjunto é composto de documentação referente a vida pessoal de Paulo de Moraes Barros, como passaporte, cédula de residência, passagem marítima e correspondências, além de itens ligados diretamente ao Movimento Constitucionalista de 1932, do qual o político participou ativamente, fazendo parte do secretariado do Estado de São Paulo como Secretário da Fazenda. Contém documentos como cartas e cartões, certificados, manifestos, quadros, jornais, revistas e panfletos divulgando e noticiando sobre o conflito, além de propaganda política sobre os partidos Constitucionalista, Democrático e a União Democrática Nacional. Conta com variados itens referentes à cultura material produzida durante e após o movimento, como sabres-baionetas, munições, granada, bomba e equipamentos de defesa que foram utilizados durante o embate armado, além de broches, medalhas, anéis e objetos comemorativos.

Paulo de Moraes Barros

Paróquia Nossa Senhora do Rosário

  • BR SPCMU NSR
  • [1900] - [200_]

Correspondem, em sua maioria, a reproduções digitais de registros fotográficos da Igreja Nossa Senhora do Rosário e relativas aos padres da Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria. Na forma de álbuns e fotografias avulsas, destacam-se na série as vistas da antiga igreja, do processo de demolição e construção do novo templo; imagens de templos, eventos e associações religiosas em Campinas e nas cidades onde os padres tinham comunidades.

Paróquia Nossa Senhora do Rosário

Orquestra Sinfônica de Campinas

  • BR SPCMU OSC
  • Conjunto
  • 06 out. 1929 - 03 nov. 1998

Esse conjunto artificial conjuga elementos que ajudam a reconstruir o percurso das quatro orquestras que estiveram na ativa no decorrer do século XX na cidade, a dizer, a Sociedade Sinfônica Campineira, a Orquestra de Concertos João di Tullio, a Orquestra Sinfônica Universitária e a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, sendo a última atuante ainda hoje. Constam documentos administrativos e financeiros, como livro de atas, registro de músicos e sócios, partituras, recibos, orçamentos, balancetes e folhas de pagamento, materiais de divulgação, como programas de concerto e recortes de periódicos, além de correspondências.

Sociedade Sinfônica Campineira

Exibindo 1-10 de 35 resultados