Realia

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Realia

Termos equivalentes

Realia

Termos associados

Realia

85 Descrição arquivística resultados para Realia

85 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Ser paulista

Placa em cartão com réplica de medalha comemorativa do Movimento Constitucionalista de 1932, que contém, ao centro, efígie em perfil de um soldado com capacete ladeado pela inscrição “PRO S. PAULO FIANT EXIMIA – IX-VII-MCMXXXII”, sobre uma faixa de tecido listrada com as cores da bandeira paulista. Abaixo, consta o poema “Ser paulista”, de autoria de Martins Fontes.

[Sabre-baioneta]

Sabre-baioneta do fuzil alemão modelo Mauser, de fabricação de Alex Coppel Solingen. Possui lâmina dupla, punhal de madeira com encaixe para arma na lateral e bainha de couro com decoração em bronze. Com o nome da empresa gravado na lâmina.

[Prato]

Prato de porcelana branca, com o brasão de São Paulo ladeado por listras pretas. No verso, consta inscrição “V.A. Portugal”.

[Porta caneta tinteiro]

Porta caneta tinteiro, com pequena parte da estampa original nas cores vermelha, amarela e preta, e brasão do estado de São Paulo.

[Peso de papel]

Peso de papel decorado com a bandeira do estado de São Paulo e o brasão paulista.

[Peso de papel]

Peso de papel decorado com a bandeira do Brasil, no lado esquerdo, e do estado de São Paulo, no lado direito, e a frase “Pela lei e pela ordem”, no centro.

[Miniatura]

Miniatura de capacete de aço, com fitas de tecido amarradas no interior

[Medalha]

Medalha comemorativa, em metal, do 9 de julho de 1932, estopim do Movimento Constitucionalista. Vê-se a efígie de um soldado com capacete e, acima dele, a frase “PELA CONSTITUIÇÃO”. No verso, consta efígie de São Paulo portando uma espada em uma mão e um livro em outra. Nas bordas consta a frase “São Paulo É O DIREITO E A FORÇA”.

[Medalha]

Medalha comemorativa, em metal, homenageando Pedro de Toledo, governador de São Paulo durante o Movimento Constitucionalista de 1932. Em uma face, vê-se efígie do político de perfil, e no verso, o brasão do estado aliado as seguintes datas: 10 de julho de 1932, quando renunciou ao cargo de interventor do governo provisório de Getúlio Vargas em São Paulo e foi declarado governador; 21 de novembro de 1932, momento em que, com o fim do levante paulista, foi exilado; 21 de novembro de 1933, data que marcou seu regresso ao país.

Exibindo 1-10 de 85 resultados