Santos, SP

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Santos, SP

Termos equivalentes

Santos, SP

Termos associados

Santos, SP

7 Registro de autoridade resultados para Santos, SP

Somente resultados diretamente relacionados

Antônio Ferreira da Silva

  • Pessoa

Antônio Ferreira da Silva, primeiro e único barão e visconde com grandeza de Embaré, (Santos, 21 de dezembro de 1826 - 21 de dezembro de 1887), foi um militar e político brasileiro.

Antônio Prado Júnior

  • Pessoa

Antônio da Silva Prado Júnior (São Paulo, 5 de abril de 1880 — 1955) foi um engenheiro, empresário e político brasileiro.

Arnaldo Augusto Vieira de Carvalho

  • Pessoa

Arnaldo Augusto Vieira de Carvalho (Campinas, 5 de janeiro de 1867 — São Paulo, 5 de junho de 1920) foi um pioneiro médico brasileiro.

Barão de Itapura (Joaquim Policarpo Aranha)

Joaquim Policarpo Aranha, primeiro e único Barão de Itapura (Ponta Grossa, 1809 — Campinas, 6 de janeiro de 1902) foi um político e proprietário rural brasileiro. Era também conhecido como "Nenê Aranha".

Cesar Lacerda de Vergueiro

César Lacerda Vergueiro (Santos, 11 de junho de 1886 — 31 de janeiro de 1957) foi um advogado e político brasileiro, mais conhecido por ter sido assassinado pelo próprio sobrinho, era conhecido como Senador César Vergueiro.

Maria Aparecida Bueno de Mello

  • Pessoa
  • 1919 - 2009

Maria Aparecida Bueno de Mello, ( Campinas, 1919 - idem, 2009) que utilizou durante certo tempo também o pseudônimo artístico de Piki, fundou o Grupo Da Vinci e o grupo de Vanguarda de Campinas, um dos mais importantes movimento de artes plásticas do país, reflexos ainda que tardios da Semana de 22.Colaborou na formação dos acervos do Museu de Arte Contemporânea de Campinas e da Unicanp, assim como com a formação de Casas da Cultura no interior. Sua primeira exposição individual de pintura e escultura foi no antigo Teatro Municipal Carlos Gomes, Campinas (1957), desde então participou de cerca de 50 exposições destacando-se entre outras: Salão Paulista de Arte Moderna em São Paulo, Bienal Nacional de São Paulo, Salão de Belas Artes de Campinas, de Santos, de Taubaté, de Santa Bárbara D"Oeste.

Maria Helena Motta Paes

  • 1937-2005

Maria Helena Motta Paes (1937-2005) nasceu no Rio de Janeiro e se radicou em Campinas em 1940. Foi umas das fundadoras e a única mulher do Grupo Vanguarda. Em 1961 cria o Grupo Hoje, que visava ao estímulo a novos artistas de Campinas através de exposições coletivas, que aconteciam principalmente no Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA). Essa pesquisa é financiada pelo CNPq e tem o objetivo de recolher material sobre a vida da artista e analisar suas obras de acordo com o contexto da época, da região e dos grupos nos quais ela se inseria, além de definir qual foi sua importância na difusão da arte moderna para a formação de
novos artistas em Campinas. A pesquisa se deu através de entrevistas com pessoas que conheceram a artista, de consultas ao arquivo do CCLA e da reunião de material bibliográfico sobre o Grupo Vanguarda. Motta Paes começou sua carreira com pinturas figurativas e logo passou a desenvolver um trabalho ligado ao abstracionismo, pesquisando em suas paisagens a relação de espaço, cor e planos, exaltando a perspectiva e a horizontalidade. Participou ativamente da vida artística da cidade e foi uma das organizadoras do V Salão de Arte Contemporânea de Campinas (SACC), realizado em 1969. Participou da VII e da IX Bienal Internacional de São Paulo, de vários SACC e Salões Paulistas de Arte Moderna.