Mostrando 269 resultados

Descrição arquivística
Gabinete de Investigações de São Paulo Com objetos digitais
Visualizar impressão Visualizar:

Antonio Valente

Fotografia preto e branco com retrato de Antonio Valente, posando em frente a um cenário em traje militar e segurando uma espada. No verso, contém anotação manuscrita “Chamo a atenção que este retrato pertence ao cunhado do Snr. R.J.A. (a) Antonio Valente”.

[Bilhete]

Fotografia preto e branco de bilhete de autoria de Theresa a seu marido Armando da Motta Paes, enquanto este estava detido. Recebido por um inspetor de segurança e interceptado por Achilles Guimarães, delegado de Ordem Política e Social do Gabinete de investigações de São Paulo, em 29 de outubro de 1926.

[Bilhete]

Transcrição, realizada pela Delegacia de Ordem Política e Social do Gabinete de Investigações de São Paulo, de dois bilhetes de Armando Motta Paes a sua esposa Thereza, orientando-a sobre como reagir caso seja interrogada e como conseguir dinheiro para um advogado, além de contar sobre sua situação face ao interrogatório de seus companheiros. Consta cópia manuscrita dos bilhetes.

[Bilhete]

Bilhete de Waldemar Braga a Mario, tratando sobre os acontecimentos a partir de sua prisão pelo Gabinete de Investigações de São Paulo, como o tratamento recebido pelos inspetores, delegado e demais funcionários, além de descrever sua cela e a qualidade das refeições servidas.

[Bilhete]

Transcrição, realizada pela Delegacia de Ordem Política e Social do Gabinete de Investigações de São Paulo, do bilhete de Armando Motta Paes a sua esposa Thereza, tratando sobre sua situação na prisão, como o fato de estar incomunicável e sobre a necessidade de um advogado que consiga liberdade imediata. Orienta a esposa sobre como agir mediante um possível interrogatório e com os familiares dos investigados pela conspiração, além de pedir que consiga dinheiro visando ir para a Europa após sair da prisão. Alerta sobre a possibilidade de ser transferido para o Rio de Janeiro e sobre a interceptação dos bilhetes por parte do delegado, além de solicitar à esposa seu contínuo apoio durante sua detenção.

[Bilhete]

Transcrição, realizada pelo Gabinete de Investigações de São Paulo, do bilhete enviado por Thereza ao seu esposo Armando Motta Paes, informando sobre a procura por um advogado e sobre o estado da família.

[Bilhete]

Bilhete de Armando Motta Paes a Achilles Guimarães, delegado de Ordem Política e Social do Gabinete de Investigações de São Paulo, comunicando sobre estar “‘curado completamente da mania revolucionária” e solicitando uma transferência para o Rio de Janeiro ou extradição direta para a Europa, garantindo não retornar mais a São Paulo. Assinado por Armando Motta Paes.

[Bilhete]

Bilhete de Clarinha a Paulo Philó de Lima, manifestando seu apoio durante o período de detenção. Assinado por Clarinha.

[Bilhete]

Bilhete de Clarinha e Bemvinda a Paulo Philó de Lima, informando sobre o envio de roupas e cigarros e sobre as tentativas de livrá-lo da prisão. Consta anotação do carcereiro “Foi encontrado na roupa”.

[Bilhete]

Transcrição dos recados dos presos Victor Pommé e Luiz de Araujo Nogueira a Rosaria Gazzo Nogueira e Emma Cremasche, respectivamente, cada um solicitando o envio de roupas brancas, cobertores, cigarros e comida, além de informar aos parentes sobre suas prisões e a realização de possíveis visitas.

Exibindo 1-10 de 269 resultados