Mostrando 6 resultados

Descrição arquivística
Birigui, SP
Visualizar impressão Visualizar:

5 resultados com objetos digitais Exibir resultados com objetos digitais

Djalma Campos de Pádua

  • BR SPCMU DCP
  • Conjunto
  • 1935-1956

Os documentos que compõem este conjunto documental referem-se, sobretudo, à trajetória profissional de Djalma Campos de Pádua enquanto professor, compositor, escritor, maestro e músico, assinalando sua passagem por Campinas, SP, e, também, pelas cidades paulistas de Promissão e Birigui. A documentação existente trata da fundação da Orquestra Filarmônica Campineira e suas audições, dos programas de apresentação no Teatro Municipal, recortes de jornal sobre a sua criação, atuações e dificuldades de sobrevivência. Consta também publicação de Djalma de Pádua, intitulada “Resumo de História da Música segundo os programmas adoptados nos cursos normaes e gymnasiaes”, partitura da marcha do Bloco Carnavalesco Leão da Várzea, bem como documentos, tais como: cartas e cartão de felicitações, ofícios e recortes de jornal, relativos a sua atuação na cidade de Promissão, onde foi diretor gerente da Rádio Brasil S.A – ZYY-7, redator do Jornal Repórter Z7 e correspondente das Folhas, tendo fundado a Associação Promissense de Imprensa – SP. Assinala sua rápida passagem por Birigui, como diretor - redator do jornal O Biriguense, diretor da Rádio Clube de Birigui, ZYR-8, fundador e regente do Conjunto Harmonia, correspondente de O Estado de S. Paulo, completados por ofícios de pêsames e vários necrológios que assinalam seu falecimento na cidade de Campinas.

Djalma Campos de Pádua

Djalma de Campos Pádua

Recorte do periódico O Biriguense, na seção Necrológio, tratando do falecimento de Djalma Campos de Pádua, recuperando traços de sua trajetória e utilizando-se de trechos de outros jornais.

Em Promissão e Birigui

Esta série corresponde a trajetória profissional de Djalma Campos de Pádua após o encerramento das atividades da Orquestra Filarmônica Campineira, e dizem respeito a intensa atuação cultural e artística que desenvolveu nas cidades de Promissão e Birigui enquanto jornalista, radialista e músico. Composta predominantemente por recortes de jornal, além de ofícios, comunicado, cartas e cartão de felicitação manuscritos.

[Ofício de condolências]

Ofício de condolências comunicando a família de Djalma Campos de Pádua sobre o profundo pesar pelo falecimento do músico. Por indicação do vereador Wilson Strose em sessão da Câmara Municipal de Birigui, constante em ata. Assinado por Jorge Ferrari.

Prof. Djalma Campos de Pádua

Recorte do periódico A Verdade, na seção “Necrologia”, tratando da morte do Prof. Djalma Campos de Pádua, expondo a sua trajetória de vida em Campinas e Birigui. Nomeando e identificando os familiares de Djalma e enviando-lhes condolências.