Estátua da Mãe Preta

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

  • A Estátua da Mãe Preta está localizada à Praça Anita Garibaldi e foi inaugurada em 13 de maio de 1984. O monumento é uma réplica da escultura paulistana de autoria de Júlio Guerra (Santo Amaro, SP, 1912 - São Paulo, 2001), cujo original está localizado no Largo do Paisandu.

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Estátua da Mãe Preta

Termos equivalentes

Estátua da Mãe Preta

Termos associados

Estátua da Mãe Preta

8 Descrição arquivística resultados para Estátua da Mãe Preta

8 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

[Carta de agradecimento]

Cópia reprográfica de carta de agradecimento de Cândido Torres Rangel de Campos, diretor do periódico A Notícia, agradecendo ao diretor do periódico O Clarim da Alvorada pela homenagem publicada no jornal e reiterando o seu apoio à construção do monumento à Mãe Preta. Assinado por Cândido Torres Rangel de Campos.

[Dossiê sobre a estátua da Mãe Preta]

Dossiê que reúne programação, recortes de periódicos, ofícios e cópias de documentos oficiais relacionados à escultura em homenagem à “Mãe Preta”. Consta na capa visto do presidente da Federação Paulista dos Homens de Cor, Benedito Evangelista.

[Inauguração da estátua da Mãe Preta]

Fotografia colorida da inauguração da estátua da Mãe Preta Luiz Antônio Granzotto. Vê-se em primeiro plano, da esquerda para a direita: José Roberto Magalhães Teixeira, ex-prefeito de Campinas; Benedito Evangelista, presidente da Federação Paulista dos Homens de Cor e homem. Em segundo plano, veem-se populares e, ao fundo, vê-se a fachada da Igreja Matriz São Benedito.

[Inauguração da estátua da Mãe Preta]

Fotografia colorida da inauguração da estátua da Mãe Preta de autoria de Luiz Antônio Granzotto. Vê-se, em primeiro plano, a escultura da Mãe Preta e, em segundo plano, o padre Santi Capriotti, tendo à sua direita o então prefeito de Campinas, José Roberto Magalhães Teixeira e populares. Ao fundo vê-se a fachada da Igreja Matriz São Benedito com faixa na qual lê-se “Campanha da Fraternidade 1984”.

[Inauguração da estátua da Mãe Preta]

Fotografia colorida da inauguração da estátua da Mãe Preta. Vê-se em segundo plano o Padre Santi Capriotti; o então prefeito, José Roberto Magalhães Teixeira; Benedito Evangelista, presidente da Federação Paulista dos Homens de Cor e populares. Ao fundo vê-se a fachada da Igreja Matriz São Benedito com faixa na qual lê-se “Campanha da Fraternidade 1984”.

[Inauguração da estátua da Mãe Preta]

Fotografia colorida da inauguração da estátua da Mãe Preta Luiz Antônio Granzotto. Vê-se, em primeiro plano e à direita, o padre Santi Capriotti; em segundo plano, da esquerda para a direita: Benedito Evangelista, presidente da Federação Paulista dos Homens de Cor; José Nassif Mokarzel, ex-prefeito de Campinas; populares e o então prefeito, José Roberto Magalhães Teixeira.

Livro Protocolar de Asinaturas dos Participantes do Movimento Pró-Estatua á ‘Mãe Preta’

Caderno de abaixo-assinado pela construção do monumento à Mãe Preta. Encontra-se anexado indicação do vereador José Nassif Mokarzel, para a construção do monumento em homenagem à data de comemoração da libertação dos escravos, seguida de poema à Mãe Preta de autoria de José de Freitas. As assinaturas estão organizadas com os membros da comissão em primeiro lugar, seguidas pelas de autoridades, ambas com nome, cargo e endereço. Na sequência estão os demais adeptos favoráveis a favor da proposta.

[Prospecto]

Cópia reprográfica de prospecto composto de imagem, recorte de periódico e textos diversos relacionados à Mãe Preta, de autoria de José Corrêa Machado. Com poema Mãe Preta (Mamã), de autoria de José de Freitas e fotografia da inauguração da escultura da Mãe Preta em frente à Igreja São Benedito, de autoria de Luiz Antônio Granzotto.