A coleção é composta por documentos reunidos e acumulados pelo titular desde 1927, em sua maioria relacionados com a cidade de Campinas e do século XX. São originais e cópias de documentos textuais e iconográficos, relacionados à instituições, eventos, pessoas e logradouros, como correspondência, livro de atas das assembleias gerais e da diretoria da Companhia Campineira de Águas e Esgotos (1887), histórico do Corpo Municipal de Bombeiros elaborado pelo sub-tenente comandante em 1956, estatuto de 1957 do Teatro Universitário de Campinas, escritura de compra e venda de terreno de 1916; biografias e dossiês de personagens predominantemente campineiros ou relacionados com a cidade, como Carlos Gomes, Carlos de Campos, Júlio Ribeiro, Oswaldo Lobo, Theodureto Leite de Almeida Camargo; documentos manuscritos e impressos que trazem relações e dados estatísticos sobre Campinas e região, como taxa de natalidade na década de 1950, horário das missas, horário de trens para o ano de 1958, impostos arrecadados e transações imobiliárias entre as décadas de 1930 e 1960, além de um levantamento histórico sobre a cidade de Salto, elaborado em 1918; anotações do titular sobre personagens e eventos de Campinas, como bailes, beneméritos, delegados, mercados; propagandas de estabelecimentos comerciais; programas, prospectos e cartazes de divulgação de eventos e instituições culturais, como espetáculos musicais, filmes, teatros e exposições no Centro de Ciências Letras e Artes de Campinas (CCLA), no Teatro Municipal e em diversos cinemas, incluindo as comemorações do bicentenário (em 1939 e em 1974) e a campanha pela criação da Maternidade de Campinas. Destacam-se os dossiês da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, composto 80 documentos manuscritos de correspondência recebida pela diretoria e outras seções da companhia entre 1876 e 1893; do pintor Miguel Alves Feitosa Filho, contendo correspondência, biografia manuscrita e impressa, carteira de identificação e recorte de jornal; de Maria Amélia de Rezende Martins, composta por recortes de jornal sobre a pianista, suas apresentações e a organização cultural Pró-Arte, da qual foi diretora, fotografias, correspondência de pêsames enviada a família pelo seu falecimento, programas de apresentações musicais de Maria Amélia e de terceiros, assim como de homenagens feitas a ela e sua família; e do Conselho das Entidades de Campinas, incluindo documentos relacionados à campanha para instalação da Faculdade de Medicina e da Universidade de Campinas, sendo composta por correspondência, regimentos, listas de presença em reuniões, recortes de jornal, notas fiscais e recibos, escritura de doação de terras, fichas de associados, entre outros.