Mostrando 16 resultados

Descrição arquivística
Somente descrições em nível superior Conjunto Com objetos digitais
Visualizar impressão Visualizar:

Secretaria da Agricultura, Comércio e Obras Públicas do Estado de São Paulo

  • BR SPCMU SACOP
  • Conjunto
  • 1896-1925

O conjunto é constituído por álbuns fotográficos com registros das pesquisas agronômicas desenvolvidas pelos organismos da Secretaria e de aspectos urbanos, econômicos e sociais de diversas cidades paulistas, muitos dos quais realizados pelo Serviço de Informação e Publicidade do órgão, responsável por publicar trabalhos e estudos relativos à economia; divulgar comunicados de interesse aos agricultores; ampliar os serviços de propaganda do Estado e manter a Biblioteca da Secretaria. Contém, ainda, livros, folhetos e periódicos sobre a história de Campinas e do estado de São Paulo entre fins do século XIX e início do século XX, sob seus aspectos urbanos, econômicos, agrícolas, políticos e sobre a imigração no mundo paulista.

Secretaria da Agricultura, Comércio e Obras Públicas do Estado de São Paulo

João Falchi Trinca

  • BR SPCMU JFT
  • Conjunto
  • [1765] - 1995

A coleção é composta por documentos reunidos e acumulados pelo titular desde 1927, em sua maioria relacionados com a cidade de Campinas e do século XX. São originais e cópias de documentos textuais e iconográficos, relacionados à instituições, eventos, pessoas e logradouros, como correspondência, livro de atas das assembleias gerais e da diretoria da Companhia Campineira de Águas e Esgotos (1887), histórico do Corpo Municipal de Bombeiros elaborado pelo sub-tenente comandante em 1956, estatuto de 1957 do Teatro Universitário de Campinas, escritura de compra e venda de terreno de 1916; biografias e dossiês de personagens predominantemente campineiros ou relacionados com a cidade, como Carlos Gomes, Carlos de Campos, Júlio Ribeiro, Oswaldo Lobo, Theodureto Leite de Almeida Camargo; documentos manuscritos e impressos que trazem relações e dados estatísticos sobre Campinas e região, como taxa de natalidade na década de 1950, horário das missas, horário de trens para o ano de 1958, impostos arrecadados e transações imobiliárias entre as décadas de 1930 e 1960, além de um levantamento histórico sobre a cidade de Salto, elaborado em 1918; anotações do titular sobre personagens e eventos de Campinas, como bailes, beneméritos, delegados, mercados; propagandas de estabelecimentos comerciais; programas, prospectos e cartazes de divulgação de eventos e instituições culturais, como espetáculos musicais, filmes, teatros e exposições no Centro de Ciências Letras e Artes de Campinas (CCLA), no Teatro Municipal e em diversos cinemas, incluindo as comemorações do bicentenário (em 1939 e em 1974) e a campanha pela criação da Maternidade de Campinas. Destacam-se os dossiês da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, composto 80 documentos manuscritos de correspondência recebida pela diretoria e outras seções da companhia entre 1876 e 1893; do pintor Miguel Alves Feitosa Filho, contendo correspondência, biografia manuscrita e impressa, carteira de identificação e recorte de jornal; de Maria Amélia de Rezende Martins, composta por recortes de jornal sobre a pianista, suas apresentações e a organização cultural Pró-Arte, da qual foi diretora, fotografias, correspondência de pêsames enviada a família pelo seu falecimento, programas de apresentações musicais de Maria Amélia e de terceiros, assim como de homenagens feitas a ela e sua família; e do Conselho das Entidades de Campinas, incluindo documentos relacionados à campanha para instalação da Faculdade de Medicina e da Universidade de Campinas, sendo composta por correspondência, regimentos, listas de presença em reuniões, recortes de jornal, notas fiscais e recibos, escritura de doação de terras, fichas de associados, entre outros.

João Falchi Trinca

Ferdinando Panattoni

  • BR SPCMU FPT
  • Conjunto

O conjunto é constituído por diplomas de Panattoni (entre os quais se destaca o de Cidadão Campineiro), correspondência passiva, um recorte de jornal sobre sua morte, um programa do Teatro Municipal de Campinas e por fotografias reunidas junto aos jornais “A Gazeta” e “A Gazeta Esportiva” e à revista “A Gazeta Esportiva Ilustrada”, uma vez que o jornalista pedia que lhes devolvessem as matrizes depois de utilizadas nas publicações. Apresenta imagens históricas da cidade, do esporte em Campinas, de personalidades (como religiosos e políticos de projeção local e nacional que passaram pela cidade).

Ferdinando Panattoni

Federação Paulista dos Homens de Cor

  • BR SPCMU FPHC
  • Conjunto
  • 1928-1984

O conjunto é composto por manuscritos, recortes de jornais, fotografias e impressos relativos à atuação da comunidade negra em Campinas, destacando-se um dossiê sobre a inauguração do monumento à Mãe Preta, esculpido pelo artista Júlio Guerra.

Federação Paulista dos Homens de Cor

Famílias

  • BR SPCMU FAM
  • Conjunto
  • 1787-2000

Conjunto artificial formado pela reunião de dossiês de famílias de Campinas, SP, e região. Isoladamente, os dossiês que integram o conjunto foram formados pela acumulação ou a recuperação de itens documentais, de forma intencional ou orgânica, por um ou mais membros da família, sendo importantes para a constituição de saberes relativos a diferentes indivíduos ligados por laços de parentesco, afetividade e de propriedade. De interesse multidisciplinar e se enquadrando no campo dos arquivos privados, entre as famílias representadas no conjunto, estão: Família Bierrenbach, Família Faber, Família Lieberher, Família Quirino dos Santos e Simões, Família Souza Campos, Família Teixeira de Mello, Família de Marco e Família Pereira de Souza

Documentos Avulsos

  • BR SPCMU DA
  • Conjunto
  • 1870-1991

Trata-se de uma coleção artificial que reúne pequenos conjuntos, álbuns fotográficos e unidades documentais que chegam ao CMU por meio de doações. É composto por documentos de variados gêneros, sobretudo iconográfico e textual. Devido às características de sua composição, o conjunto possui grande diversidade temática, como o 1º Congresso Eucarístico da Diocese de Campinas, a visita do Presidente Getúlio Vargas a Campinas, SP, o carnaval no bairro da Vila Industrial, retratos de personalidades de Campinas e região, álbuns de formaturas e de construção de estradas de ferro. O conjunto também apresenta diferentes formatos e processos fotográficos, como o carte-de-visite, cabinet portrait, ambrótipo e ferrótipo. Contêm plantas e desenhos técnicos da Cervejaria Colúmbia, Livro de Assento de Irmãos da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Campinas, documentos da Liga Humanitária dos Homens de Cor, entre outros.

Djalma Campos de Pádua

  • BR SPCMU DCP
  • Conjunto
  • 1935-1956

Os documentos que compõem este conjunto documental referem-se, sobretudo, à trajetória profissional de Djalma Campos de Pádua enquanto professor, compositor, escritor, maestro e músico, assinalando sua passagem por Campinas, SP, e, também, pelas cidades paulistas de Promissão e Birigui. A documentação existente trata da fundação da Orquestra Filarmônica Campineira e suas audições, dos programas de apresentação no Teatro Municipal, recortes de jornal sobre a sua criação, atuações e dificuldades de sobrevivência. Consta também publicação de Djalma de Pádua, intitulada “Resumo de História da Música segundo os programmas adoptados nos cursos normaes e gymnasiaes”, partitura da marcha do Bloco Carnavalesco Leão da Várzea, bem como documentos, tais como: cartas e cartão de felicitações, ofícios e recortes de jornal, relativos a sua atuação na cidade de Promissão, onde foi diretor gerente da Rádio Brasil S.A – ZYY-7, redator do Jornal Repórter Z7 e correspondente das Folhas, tendo fundado a Associação Promissense de Imprensa – SP. Assinala sua rápida passagem por Birigui, como diretor - redator do jornal O Biriguense, diretor da Rádio Clube de Birigui, ZYR-8, fundador e regente do Conjunto Harmonia, correspondente de O Estado de S. Paulo, completados por ofícios de pêsames e vários necrológios que assinalam seu falecimento na cidade de Campinas.

Djalma Campos de Pádua

Colégio Ateneu Paulista

  • BR SPCMU ATE
  • Conjunto
  • 1 fev. 1929 - 18 mar 1980

Conjunto formado por documentos administrativos e financeiros relacionados ao Colégio Ateneu Paulista desde a sua fundação até a sua extinção. Constam itens como livros de atas e de registro de funcionários, bem como recibos, certidões, coletâneas de guias de recolhimento de impostos e outras tipologias, especialmente relacionadas a benefícios dos funcionários.

Colégio Ateneu Paulista

Cartões postais de Antônio Miranda

  • BR SPCMU AM
  • Conjunto
  • [1880-1934]

Tratam-se de reproduções realizadas a partir de cartões postais originais da cidade de Campinas que integraram a exposição “Cartões Postais da Coleção Antônio Miranda”. O período das imagens coincide com a “idade de ouro” dos cartões postais (1900-1925), com os temas privilegiados por esse meio de correspondência: os logradouros, as vistas parciais, edifícios e monumentos históricos, o comércio, a estrada de ferro, e, no caso de Campinas, as fazendas de café da região.

Antônio Lisboa Carvalho de Miranda

Exibindo 1-10 de 16 resultados