Carta de doação de Francisco Soares, presidente da Sociedade Beneficente Isabel, a Redentora, para Herculano Gouveia Neto, presidente do Centro de Ciências, Letras e Artes, tratando do oferecimento da bandeira nacional que veio junto ao trem que transportava o corpo do maestro Antonio Carlos Gomes. Assinado por Francisco Soares.
Desenho em nanquim sobre papel de autoria de Fúlvia Gonçalves representando uma vista da casa onde Antônio Carlos Gomes nasceu em 11 jul. 1836, na Rua da Matriz Nova. Constam assinatura e data ao centro à direita.
Cartão postal preto e branco de autoria do estúdio fotográfico Phot. Leal, edição da Casa Livro Azul, com vista da fachada do edifício da Companhia Campineira de Tração, Luz e Força localizada à Rua Barão de Jaguara. Em primeiro plano, observa-se o Monumento-Túmulo a Carlos Gomes e um bonde elétrico.
Cartão postal com reprodução fotográfica do monumento-túmulo a Carlos Gomes de autoria de José Maria Oscar Rodolpho Bernardelli y Thierry em 1905. Ao fundo vê-se a Casa Ideal. Impresso no verso do cartão postal original: “Bilhete Postal – Brazil. Casa Garaux, S. Paulo, R. 15 de Novembro, nº40”.
Fotografia preto e branco com reprodução de imagem de autoria de Henrique Rosen, de grupo carnavalesco à cavalo fantasiado de beduínos no Largo da Matriz Velha. À esquerda, vê-se um sobrado onde, na superior, residiu Bento Quirino dos Santos e, embaixo, funcionava uma loja de ferragens e armas. Ao fundo, observa-se a Cadeia Velha. Contém legenda datilografada sobre a foto. No verso da imagem consta a anotação manuscrita: “O nome da Sñra é Maria Luiza Martins / Ferreira, o cirurgião dentista é João Pedro / Martins Ferreira. / Ruy escreve-se com Y. É nome próprio / diminutivo familiar de Rodrigo entre / o povo espanhol que pronuncia ru-i / e não como ditongo. / R.”
Cartão postal com reprodução fotográfica de autoria de Phot. Leal. (Estúdio) da Praça Bento Quirino, onde vê-se automóveis e, ao fundo, o monumento-túmulo a Carlos Gomes. À direita, vê-se a Rua Barão de Jaguara, um bonde elétrico, transeuntes e, no canto superior direito, a cúpula do Palacete Armbrust. Impresso no verso do cartão postal original: “Cartão Postal – E. U. do Brazil. Edição da Casa Livro Azul. Campinas. Phot. Leal.”.
Recorte do periódico Correio Popular, sobre a contribuição realizada pela Sociedade Beneficente Isabel a Redentora, ao Museu do Centro de Ciências, Letras e Artes, relativa ao oferecimento ao Museu da bandeira nacional que veio junto ao trem que transportava o corpo do maestro Antonio Carlos Gomes.
Programa da 2ª audição da Orquestra Filarmônica Campineira, dia 9 de novembro de 1948, às 20h30, no Teatro Municipal, sob a direção de Djalma Campos de Pádua, contendo o programa completo da audição, a composição da Orquestra, mensagem “Ao povo de Campinas”, os textos: “Anedota ou realidade???” de Djalma Campos de Pádua; “Maestro João de Túlio”; “A voz humana”, de S. A.; “Compositores que figuram no Programa da 2ª Audição”; “Os dois pianistas” (os maestros: Carlos Gomes e Francisco Braga); “Formas Musicais”, assinado por A. R. M.; “Arte e Prestígio” e “O terrível ditador da música na América do Norte”, além de anúncios de casas comerciais, escolas e cursos locais.
Recorte do periódico Correio Popular, com artigo sobre a reunião de entrega da bandeira nacional que veio junto ao trem que transportava o corpo do maestro Antonio Carlos Gomes, doada pela Sociedade Beneficente Isabel, a Redentora, ao Museu do Centro de Ciências, Letras e Artes.