Fotografia colorida da inauguração da estátua da Mãe Preta Luiz Antônio Granzotto. Vê-se, em primeiro plano e à direita, o padre Santi Capriotti; em segundo plano, da esquerda para a direita: Benedito Evangelista, presidente da Federação Paulista dos Homens de Cor; José Nassif Mokarzel, ex-prefeito de Campinas; populares e o então prefeito, José Roberto Magalhães Teixeira.
Caderno de abaixo-assinado pela construção do monumento à Mãe Preta. Encontra-se anexado indicação do vereador José Nassif Mokarzel, para a construção do monumento em homenagem à data de comemoração da libertação dos escravos, seguida de poema à Mãe Preta de autoria de José de Freitas. As assinaturas estão organizadas com os membros da comissão em primeiro lugar, seguidas pelas de autoridades, ambas com nome, cargo e endereço. Na sequência estão os demais adeptos favoráveis a favor da proposta.
Cópia reprográfica de prospecto composto de imagem, recorte de periódico e textos diversos relacionados à Mãe Preta, de autoria de José Corrêa Machado. Com poema Mãe Preta (Mamã), de autoria de José de Freitas e fotografia da inauguração da escultura da Mãe Preta em frente à Igreja São Benedito, de autoria de Luiz Antônio Granzotto.